Montar o quarto do bebê é um momento muito importante para os pais. Para acertar na escolha de móveis e objetos decorativos, uma dica é identificar primeiro o estilo de decoração para não investir em itens que não serão usados. Um modelo que está em alta é o Montessoriano, linha pedagógica que prega que o bebê precisa apresentar desafios que estimulem o seu desenvolvimento de forma mais natural e fluida. Confira as quatro principais dúvidas sobre este estilo, respondidas pelo arquiteto e diretor da Santos Projetos, Fernando Santos:
1 – Como montar um quarto montessoriano para bebê/crianças?
R: A linha pedagógica Montessoriana prega que o ambiente do bebê precisa apresentar “desafios” que estimulem o seu desenvolvimento de forma mais natural e fluida, gerando adultos independentes e seguros. Um quarto no estilo dessa linha pedagógica precisa dar ênfase à liberdade de movimento (ausência de restrições ou restrições mais brandas, dependendo da fase de desenvolvimento), e aos desafios/estímulos e segurança (contra acidentes com o bebê). Desta forma, o quarto não tem necessariamente um layout ou mobiliário fixo; precisa ter peças que sejam adaptáveis a cada etapa de desenvolvimento da criança.
2 – É um estilo que se adapta a qualquer tipo de família?
R: Sim. Porém, a linha Montessoriana demanda muita atenção ao desenvolvimento da criança, pois é necessário adequar os desafios/estímulos a cada mudança de fase de desenvolvimento. Se os pais não dedicarem tempo à interação e à observação de suas crianças e se o quarto permanecer “estático”, sem atualizar os desafios e estímulos, perde-se totalmente o sentido do estilo no aspecto pedagógico.
3 – Quais móveis devem estar presentes em um quarto deste tipo?
R: A liberdade de movimento demanda uma cama baixa de onde o bebê possa sair sozinho sem risco de se acidentar. No início, enquanto não aprende a sair sozinho, a cama deve ter proteções laterais ou então o chão deve ser acolchoado para amortecer possíveis quedas. Também é importante ter um espelho na altura da cama, colocado na horizontal, para que a criança possa começar a ter noção do próprio corpo e se habituar à sua própria imagem. Depois que a criança sair da cama e engatinhar, o espelho pode ser colocado em outro canto do quarto para “chamá-la” e pode ser colocado na vertical para estimular a criança a escalá-lo e ficar em pé. É importante que o local dos brinquedos e livrinhos seja próximo ao chão no início da fase de engatinhar, mas pode ser elevado em seguida para estimular a criança a escalar e ficar de pé.
4 – É caro montar um quarto deste tipo?
R: O quarto Montessoriano, do ponto de vista de decoração, tem o mesmo custo que um quarto tradicional. A diferença entre decoração e a linha pedagógica Montessoriana está na dinâmica da estrutura, pois a cada etapa de desenvolvimento do bebê que é superada, é necessário adaptar layout e mobiliário do quarto para que os desafios sejam compatíveis com seu nível de desenvolvimento, mantendo a segurança. Como bebês pequenos se desenvolvem muito rapidamente, durante um ano pode ser necessário mudar o layout ou mobiliário do quarto de 3 a 4 vezes para renovar os estímulos e o interesse da criança nos desafios oferecidos, tirando proveito efetivo dessa linha pedagógica.